Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy - Secretaria de Assistência Social de Presidente Kennedy promove comemoração ao Dia do Idoso Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Assistência Social de Presidente Kennedy promove comemoração ao Dia do Idoso

Dia do Idoso

Criado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 18h08 | Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 18h08 | Acessos: 133

2Dia do idoso teve programação especial, a equipe de Assistência Social de Presidente Kennedy preparou uma festa regada de muito forró, onde os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, puderam se divertir bastante.
O evento ocorreu na residência do prefeito Batista Cavalcante que abriu as portas de sua casa para receber o grupo da melhor idade e poder proporcionar-lhes um dia de lazer.

O que essa data representa?

Além de homenagear as pessoas idosas, o objetivo da criação de uma data especialmente voltada à terceira idade é conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público. É uma oportunidade para exaltar as contribuições dessa população para a sociedade e de refletir sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e apoiem o envelhecimento saudável.

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para essa população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).

Com a conquista de longevidade pela população, a demanda por atenção e cuidados à essa faixa etária deve aumentar. Há previsão de que o número de pessoas com 60 anos ou mais que necessitem de cuidados prolongados mais que triplicará nas Américas nas próximas três décadas. Esses cuidados devem basear-se em abordagens integradas que ajudem as pessoas idosas a manter suas capacidades funcionais, diminuindo sua dependência e fortalecendo suas habilidades.